Friday, June 3, 2011

"Sou BH" - Jazz Festival Brasil 2011

http://www.soubh.com.br/plus/modulos/agenda/ver.php?id=5600&categoria=21
Informações
Local: Teatro Oi Futuro Klauss Vianna
Endereço: Av. Afonso Pena, 4.001 - Mangabeiras
Cidade:Belo Horizonte, MG

Neste sábado, 18, tem dose de dupla de jazz em BH. O Teatro Oi Futuro Klauss Vianna recebe o cubano Roberto Fonseca e a consagrada brasileira Ithamara Koorax. Os shows integram a programação do Jazz Festival Brasil 2011, que pela primeira vez, acontece em dois momentos neste ano: de 16 a 19 de junho e no segundo semestre.

Comemorando a sua décima edição, o festival tem o objetivo de disseminar o gênero musical pelo país. Para provar que o jazz não é, como muitos pensam, uma música elitizada, o evento traz à capital mineira grandes nomes do jazz music. E desta vez, o festival paquera também outros ritmos musiciais.

O show de Roberto Fonseca, por exemplo, conta com pluralidade.Pianista, arranjador, produtor e compositor, o artista é considerado revelação da música cubana. No repertório, influências do suíngue cubano e explorações do hip hop, funk, bolero e tango.

Já a brasileira Ithamara Koorax marca presença, sobretudo pela voz. Por dez anos consecutivos, koorax foi eleita uma das melhores cantoras de jazz do mundo pelos leitores das revistas Jazz People, Swing Journal e Down Beat. Com estilo versátil, a artista desafia rótulos e não se prende a estilos. Ela possui influências da música erudita, do jazz e da bossa-nova.
************
Confira a programação e saiba mais sobre cada artista que se apresenta no Jazz Festival 2011!

Roberto Fonseca

Considerado um dos maiores talentos da nova geração de Cuba, o pianista, arranjador, produtor e compositor é o descendente direto da linhagem de grandes nomes como Bola de Nieve, Bebo Valdés, Chucho Valdés e Gonzalo Rubalcaba.

Apontado como o sucessor de Rubén González, Roberto Fonseca é conhecido como a grande revelação do piano cubano. O jazz é sua maior base de inspiração, mas também é fã de hip hop, funk, boleros, tangos, música africana, brasileira e da música tradicional cubana.

O artista nasceu em Havana, no ano de 1975, em uma tradicional família de músicos. Aos oito anos, começou a estudar piano. Aos doze, se interessou por música popular, afro-cubana e jazz. Em 1990, com 15 anos, começou a participar de festivais internacionais como o Jazz Plaza Internacional Festival, em Havana.

Entre 1991 e 2001, dedicou-se a trabalhar sua carreira solo, gravando e participando de três discos de funk e rap cubanos. Em 2001, foi convidado a participar do projeto Buena Vista Social Club para substituir Rubén González. Ao lado da orquestra de Ibrahim Ferrer, viajou pelo mundo fazendo mais de 300 apresentações.

Ithamara Koorax

Considerada, por dois anos consecutivos, uma das três melhores cantoras do mundo pela revista americana DownBeat, Ithamara Koorax celebra 20 anos de carreira.

Neste ano, a artista está com a turnê Bim Bom, celebrando a obra de João Gilberto, o grande mestre da bossa-nova que completa 80 anos de vida. Incensada pelo New York Times e eleita, por dez anos seguidos, uma das melhores cantoras de jazz do mundo pelos leitores das revistas DownBeat, Swing Journal e Jazz People.

Ithamara Koorax é, hoje, uma das artistas brasileiras de maior sucesso no exterior, onde realizou mais de 50 shows ao longo de 2010. O crítico Frank John Hadley, da DownBeat, sentenciou: "Ithamara Koorax é uma das mais belas vozes da criação".

No comments: