Friday, December 28, 2007

Koorax, DownBeat - G1 Globo.com

G1 > Música - NOTÍCIAS - João Gilberto é destaque na lista dos ...
19 nov. 2007 ... João Gilberto é destaque na lista dos melhores do jazz. Luciana Souza e Ithamara Koorax também aparecem na votação da revista DownBeat. ...g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL185620-7085,00.html - 46k - Em cache - Páginas Semelhantes

19/11/2007 - 20h21 - Atualizado em 20/11/2007 - 13h43

João Gilberto é destaque na lista dos melhores do jazz
Luciana Souza e Ithamara Koorax também aparecem na votação da revista DownBeat.
Cantores Tony Bennett e Diana Krall lideram o ranking.

Do G1, em São Paulo

O baiano João Gilberto, a carioca Ithamara Koorax e a paulista Luciana Souza foram os três brasileiros escolhidos pelos leitores da tradicional revista americana “DownBeat” – considerada a “Bíblia do Jazz” – na votação dos “melhores do ano”.

A lista foi divulgada nesta segunda-feira (19). Na categoria cantor masculino, o primeiro lugar do ranking ficou para o cantor Tony Bennett, e entre as cantoras, venceu Diana Krall.

João Gilberto ficou na quarta colocação entre os melhores do jazz em 2007, no ranking liderado pelos Bennett, Kurt Elling e Bobby McFerrin. Considerado o maior nome da Bossa Nova, João Gilberto desbancou nomes de destaque no cenário internacional como o americano John Pizzarelli (o 6º) e o popstar inglês Jamie Cullum (12º).

Ithamara Koorax, que lançou este ano o disco “Brazilian butterfly”, foi considerada pelo júri popular da “Downbeat”, como a quinta melhor cantora de jazz. “Não consegui nem dormir essa noite! Esse prêmio é resultado de um reconhecimento que a revista já tinha me dado, ao classificar com quatro estrelas o meu novo disco”, contou a brasileira, que vive em Los Angeles.

Luciana Souza ficou na 11ª posição da lista das melhores intérpretes de jazz, que também destacou nomes como Nancy Wilson (2ª), Roberta Gambarini (6ª) e Madeleine Peyroux (7ª).

Outros brasileiros também apareceram na lista da DownBeat, na categoria instrumentistas. Os destaques foram o trombonista Raul de Souza, e os percussionistas Airto Moreira e Cyro Baptista.

No comments: