Friday, December 28, 2007

Ithamara Koorax e João Gilberto entre os cinco melhores cantores do mundo - UOL/Ziriguidum

http://www2.uol.com.br/ziriguidum/0711/071119-01.htm

ZiriGuidum.com
Ithamara Koorax e João Gilberto entre os cinco melhores cantores do mundo Eleição anual da DownBeat traz ainda outros nomes brasileiros ...www2.uol.com.br/ziriguidum/0711/071119-01.htm - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes

Ithamara Koorax e João Gilberto entre os cinco melhores cantores do mundo
Eleição anual da DownBeat traz ainda outros nomes brasileiros

Pela primeira vez em 72 anos de história da mais importante votação dos "melhores do ano" no mundo do jazz - a dos leitores da revista americana DownBeat, considerada a Bíblia do jazz - dois brasileiros foram eleitos entre as cinco melhores do mundo em 2007: o baiano João Gilberto, em quarto lugar entre os cantores, e a carioca Ithamara Koorax em quinto lugar entre as cantoras, ao lado de Diana Krall, Cassandra Wilson, Dianne Reeves e Nancy Wilson. Ithamara, que recebeu 255 votos, deixou para trás nomes como Roberta Gambarini (sexta colocada), Madeleine Peyroux (sétima), Dee Dee Bridgewater (oitava), Patrícia Barber (nona) e Karrin Allyson (décima).

João Gilberto, lenda viva da bossa nova, recebeu 209 votos e foi superado apenas por Tony Bennett (votado melhor cantor pela primeira vez, aos 81 anos!), Kurt Elling (segundo lugar) e Bobby McFerrin (terceiro).

Ithamara, que vem marcando presença na lista desde 2000, quando lançou seu primeiro disco nos EUA (Serenade in Blue), desta vez colhe os frutos dos mais de trinta shows realizados este ano no exterior, além das excelentes críticas recebidas em todo o mundo pelo seu nono CD, Brazilian butterfly, merecedor de 4 estrelas (cotação "excelente") na edição de Fevereiro deste ano na DownBeat.

Outros brasileiros presentes na lista da DownBeat dos "melhores de 2007" são Raul de Souza (oitavo lugar entre os trombonistas), Airto Moreira e Cyro Baptista, respectivamente em segundo e quinto lugar na categoria de percussão.

Todos os assinantes da Down Beat puderam votar até o dia 29 de agosto, sendo preciso fornecer nome, endereço, telefone e e-mail. Todos os dados foram checados por uma empresa de auditoria independente que contabiliza os votos, esquema igual ao da premiação do Grammy.

"Votos enviados através de endereços de e-mail duplicados ou inválidos, ou enviados por e-mail diferentes mas de um mesmo computador, foram invalidados, para que a integridade da premiação pudesse ser preservada", explica o redator-chefe da DownBeat, Jason Koransky, no editorial da edição especial de Dezembro, de 111 páginas, que chega às bancas amanhã, dia 20 de novembro, com os resultados completos e entrevistas com os vencedores.

No comments: