Friday, May 30, 2008

"Da bossa aos anos 80"

Artigo publicado no jornal "Monitor Campista", de Campos dos Goytacazes, em 14 de maio de 2008

"Da bossa aos anos 80"
Em Campos, será possível escolher entre o rock, na Noite do Vinil, e a bossa nova, no SESC
por Carla Cardoso

O pop rock que embalou o país nos anos 80 e a bossa nova comandam a quarta-feira em Campos. Os apaixonados pelos estilos musicais podem se preparar para as atrações da noite: Trio Bossa Jazz, às 20h, no Sesc-Campos, e a festa dos "bolachões" de ícones como Paralamas do Sucesso e Madonna, na Noite do Vinil. E amanhã ainda tem mais: Ithamara Koorax, às 20h, também no Sesc-Campos.

Após o grande sucesso internacional de seu décimo disco, "Brazilian Butterfly", considerado um dos 10 melhores de 2007 pela revista norte-americana "DownBeat", que também novamente apontou Ithamara entre as 5 melhores cantoras de jazz do mundo, Koorax acaba de gravar seu novo projeto, em celebração aos 50 anos de Bossa Nova, que já será o tema da excursão européia que ela realiza entre 28 de Março e 5 de Maio de 2008. Nos shows, Ithamara irá relembrar seus encontros marcantes com grandes expoentes do gênero, como Tom Jobim, Luiz Bonfá, Marcos Valle, Baden Powell, Edu Lobo, João Donato e Dom Um Romão, com os quais realizou trabalhos memoráveis.

Embora não pertencendo à chamada "geração bossa-nova", bem mais antiga, Ithamara Koorax tem sua carreira fortemente associada ao gênero. A começar pelo fato de ter sido amadrinhada, em seu início de carreira, em 1990, pela cantora Elizeth Cardoso, cuja histórica gravação de "Chega de Saudade" em 1958, com João Gilberto ao violão, no LP "Canção do Amor Demais", é considerada o marco-zero da Bossa Nova.

Logo em seu primeiro disco, "Ithamara Koorax Ao Vivo", vencedor do Prêmio Sharp em 1994, Ithamara gravou músicas de Baden Powell e Tom Jobim, recebendo elogios de ambos os compositores. Ao lado de Baden e de Norma Bengell, gravou um especial para a TV Manchete. E Tom Jobim, em um telefonema de parabéns à cantora, ofereceu-se para gravar em seu próximo disco.

Assim, em 1994, Tom Jobim participou do segundo CD de Ithamara, "Rio Vermelho", que incluiu várias músicas suas. Entre elas, "É Preciso Dizer Adeus", registrada em Outubro de 1994, dois meses antes de seu falecimento, e que viria a se tornar, infelizmente, a última gravação do maestro. Daquele mesmo CD, "Rio Vermelho", outro ilustre mestre da Bossa Nova participou: Luiz Bonfá, tocando violão em uma de suas parcerias com Tom Jobim, "Correnteza".

Iniciava-se ali uma intensa colaboração entre Ithamara e Bonfá que gerou belos frutos até o falecimento do violonista em 2001. Entre os encontros de Ithamara e Bonfá destaca-se o CD "Almost in Love / Ithamara Koorax Sings The Luiz Bonfá Songbook", no qual a cantora revisitou os maiores sucessos de Bonfá contando com a participação do homenageado em onze faixas como os temas do filme "Orfeu Negro" ("Manhã de Carnaval" e "Samba de Orfeu"), vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e do Oscar de "melhor filme estrangeiro" em 1959, iniciando o processo de divulgação internacional da Bossa Nova. Ithamara e Bonfá gravaram pela última vez em 2000, quando o violonista participou do disco "Love Dance", responsável pela definitiva consagração mundial da cantora.

Após uma série de concertos com Edu Lobo em São Paulo (no SESC Pompéia) e no Rio de Janeiro (lotando a Sala Cecília Meirelles e o Jazzmania em uma longa temporada), Ithamara também desenvolveu bela parceria com outro craque da Bossa Nova, Marcos Valle, tendo sido a responsável pela reativação da carreira de Marcos, que, na década de 1980, havia se aposentado precocemente dos palcos. Em 1993, Ithamara o convidou para uma temporada no Teatro João Caetano que se transformou em uma grande excursão pelo Brasil. No ano seguinte, Marcos foi, ao lado de Tom Jobim e Luiz Bonfá, um dos convidados especiais de Ithamara no CD "Rio Vermelho", que incluiu uma regravação de "Preciso Aprender A Ser Só" que estourou nas rádios. Marcos também voltou a gravar com Ithamara nos discos "Serenade in Blue" e "Love Dance", que incluem suas músicas "Samba de Verão" e "O Amor É Chama".

Em 1996, Ithamara Koorax lançou seu quarto CD, "Wave 2001: Bossa Nova Songbook", até hoje seu maior sucesso de vendas no mercado japonês, onde superou a marca de 100 mil cópias e chegou ao Top 10 da parada pop. O disco, com músicas de Jobim, Bonfá, Valle, João Gilberto, João Donato, Eumir Deodato, Vinicius de Moraes, Djalma Ferreira e Newton Mendonça, é considerado pioneiro na fusão de Bossa Nova e Acid Jazz.

A grande repercussão gerou o convite para participar do projeto "Casa da Bossa", da gravadora Universal, no qual Ithamara atuou acompanhada do grupo Os Cariocas e do pianista Cesar Camargo Mariano, com o show de lançamento ocorrendo no antigo Metropolitan (atual Claro Hall) para uma platéia de 5 mil pessoas. A gravação gerou um CD e um especial de TV exibido pelo canal Multishow (da Rede Globo) em 1997.

Outro momento marcante aconteceu em 1998, quando Ithamara lançou o CD "Bossa Nova Meets Drum & Bass", primeiro trabalho de fusão dos dois gêneros, com os sucessos de Jobim & Cia ganhando novas roupagens que conquistaram as pistas de dança em todo o mundo. Naquele mesmo ano, excursionou pela Europa com um dos principais bateristas da Bossa Nova, o lendário Dom Um Romão, com quem trabalhou até 2005 em vários discos e shows.

Como que por encanto, em 2003, a colaboração com Tom Jobim rendeu mais um fruto: a família do maestro finalmente autorizou o lançamento de uma música inédita de Jobim, "Absolut Lee", gravada por Ithamara para a trilha sonora da novela "Celebridade", da TV Globo. Todos esses momentos mágicos serão relembrados pela cantora agora em 2008, durante a turnê nacional e internacional para celebrar o cinqüentenário da Bossa Nova!

No comments: