Friday, July 4, 2008

Ithamara Koorax interviewed at "Jornal do Brasil"

Ithamara Koorax interviewed on Tárik de Souza's "Supersônicas" column
"Jornal do Brasil" daily newspaper
July 4, 2008 - Caderno B - page B6


ITHAMARA KOORAX

A cantora Ithamara Koorax evoca o parceiro baterista, Dom Um Romão (1925-2005), ás da bossa que fez carreira no exterior em grupos como o Weather Report. É o CD "Obrigado Dom Um" (JST), gravado com o trio do trompetista Peter Scharli.

1) No repertório de "Obrigado Dom Um", além da música que ele participa, as outras também tem relação com o grande baterista?

Dom Um tocou muito com o Peter Scharli durante os anos em que morou na Suiça. E tocou comigo entre 1997 e 2005. Foi ele quem me apresentou ao Peter em 2005, quando planejamos este projeto e escolhemos as músicas. Com a morte do Dom Um, o disco virou um tributo a ele. Gravamos ao vivo no melhor estúdio de Zurique.

2) Sua carreira hoje é mais dirigida para o exterior ou para o Brasil?

O artista tem que ir aonde o seu público está e onde é valorizado pela mídia. Há muita demanda para o exterior. Este CD acabou de ser lançado na Europa, com uma turnê de 26 shows em quarenta dias entre abril e maio. Agora vamos a Ásia. E o disco será lançado nos EUA em 12 de agosto.

3) A MPB lá fora ainda é rotulada de "world music" ?
Só quando o artista adota uma "postura exótica". Eu, quando canto Caymmi, Pixinguinha ou Zé da Zilda, sou rotulada como jazz. Felizmente...Mas, assim como o Hermeto Pascoal, sou fiel praticante da "música universal".

No comments: