Thursday, May 5, 2011

"Música Clássica na Voz de Ithamara Koorax"

“Música Clássica na Voz de Ithamara Koorax” em duas apresentações no Teatro SESI, dias 10 e 17 de maio

Incensada pelo New York Times e eleita, por dois anos consecutivos, uma das três melhores cantoras de jazz do mundo pelos leitores das revistas DownBeat, Swing Journal e Jazz People - ao lado de Diana Krall e Cassandra Wilson -, ITHAMARA KOORAX é hoje uma das artistas brasileiras de maior sucesso no exterior. O crítico Frank-John Hadley, da DownBeat, sentenciou: "Ithamara Koorax é uma das mais belas vozes da criação".

Agora, dias 10 e 17 de maio de 2011, às 19hs, no Teatro SESI, a cantora volta a enveredar por outro repertório no espetáculo “Música Clássica na Voz de Ithamara Koorax – Opus II”, que ela já apresentou diversas vezes em recitais na Europa. Ao lado do pianista Filipe Bernardo e do violonista Rodrigo Lima, ela se dedica a um programa que vai do compositor inglês Henry Purcell ao nosso Villa-Lobos, passando também por obras de Chopin, Fauré, Ravel, Debussy, Borodin, Rachmaninoff, Richard Wagner, Delza Agrícola, Chiquinha Gonzaga, Alberto Nepomuceno e Claus Ogerman.

Os concertos terão ingressos a preços populares (R$ 20,00 e R$ 10,00, a meia entrada). O Teatro SESI fica na Avenida Graça Aranha, n° 1, no Centro do Rio de Janeiro.

Buscando a popularização da música clássica e erudita com o estímulo à formação de novas plateias, o projeto “Música Clássica na Voz de Ithamara Koorax II” conta com patrocínio da OI e apoio cultural da Lei de Incentivo à Cultura, da FIRJAN e da Oi Futuro.

Incluida entre as melhores cantoras da história do jazz na enciclopédia "The Jazz Singers" (organizada pelo historiador norte-americano Scott Yanow), a biografia de Ithamara atesta sua versatilidade, desafia rótulos e não se prende a estilos. "Gosto de todos os gêneros e acredito que a boa música é atemporal e universal, não conhece barreiras," afirma a cantora.

Ao longo de sua carreira, Ithamara já tocou e gravou com nomes como Tom Jobim, Elizeth Cardoso, Luiz Bonfá, Larry Coryell, Claus Ogerman, Dave Brubeck, John McLaughlin, João Donato, Hermeto Pascoal, Sadao Watanabe, Eumir Deodato, Dom Um Romão, Edu Lobo, Gonzalo Rubalcaba, Peter Scharli, o grupo Azymuth e as Orquestras Petrobrás e Jazz Sinfônica. Lançou 14 CDs, participou de outros 150 discos, gravou quatro trilhas para cinema e dez temas para novelas da TV Globo.

Ithamara Koorax já se apresentou em alguns dos principais palcos do planeta - do Teatro Municipal (Rio) ao Jazz Café (Londres), do Martinus Concert Hall (Helsinki) ao Carreau du Temple (Paris), do EBS Space (Seul) ao Sanyo Hall (Tokyo), do U Stare Pani (Praga) ao Mahogany Hall (Berna), do Unterfahrt (Munich) ao Moods (Zurich), passando pela Sala Cecília Meirelles, Mistura Fina, Bourbon Street e Citibank Hall, festivais de jazz em países como Sérvia, Bulgária, República Tcheca, Portugal e Inglaterra (no prestigiado "Camden Town Jazz Festival"), além de ter realizado sete excursões pelo Japão e Coréia.

No comments: