Friday, November 14, 2008

Ithamara Koorax - "Ziriguidum", UOL



http://webduzido.fotoblog.uol.com.br/photo20081114081839.html

João Gilberto e Ithamara Koorax entre os melhores da DownBeat
14/11/2008

Na 73ª votação anual da revista DownBeat, a bíblia do jazz, o baiano João Gilberto faturou, pelo segundo ano consecutivo, o quarto lugar entre os cantores, superado somente por Kurt Elling (primeiro colocado), Tony Bennett (segundo) e Bobby McFerrin (terceiro). E a niteroiense Ithamara Koorax foi eleita a terceira melhor cantora do mundo em 2008, atrás apenas da americana Cassandra Wilson (segundo lugar) e da canadense Diana Krall, que chegou em primeiro. A edição da revista chega às bancas nessa sexta-feira, 14 de novembro.

Desde a vitória de Flora Purim em 1978, uma brasileira não alcançava uma colocação tão alta na votação dos leitores da revista. A expressiva colocação de Ithamara é uma prova do aumento cada vez maior de sua popularidade no mercado internacional, certamente em conseqüência dos mais de cinqüenta shows realizados este ano no exterior.

No final deste mês, Ithamara, que segundo a DownBeat "tem uma das mais belas vozes do universo", inicia uma nova turnê pelos Estados Unidos, para divulgar seu 11º CD, Obrigado Dom Um Romão, gravado durante turnê européia em homenagem ao grande baterista brasileiro que tocou com Frank Sinatra e Tony Bennett. A excursão incluirá um show organizado pela ONU, para celebrar os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Outros brasileiros presentes na lista da DownBeat dos "melhores de 2008" são Raul de Souza (oitavo lugar entre os trombonistas), Airto Moreira e Cyro Baptista, respectivamente em segundo e quarto lugar na categoria de percussão. Todos os assinantes da Down Beat puderam votar até o dia 10 de setembro, sendo preciso fornecer nome, endereço, telefone e e-mail. Todos os dados foram checados por uma empresa de auditoria independente que contabiliza os votos, esquema igual ao da premiação do Grammy.
14/11/2008 Publicada por Beto Feitosa

No comments: