Wednesday, June 25, 2008

Prince Naruhito - "Correio da Bahia"

Política
25 jun. 2008 ... No topo do morro, Naruhito pediu uma Canon emprestada, virou de costas para os ... as cantoras Joyce, Ithamara Koorax e Fernanda Takai, ...www.correiodabahia.com.br/politica/noticia_impressao.asp?codigo=156227 - 5k - 10 horas atrás - Em cache - Páginas Semelhantes

25/06/2008
Brasil/Príncipe diz que é fã de bossa nova


RIO - O protocolo foi quebrado ontem mais uma vez pelo príncipe herdeiro do trono japonês, Naruhito, em visita oficial ao Rio. Ele aproveitou a visita ao Pão de Açúcar, pela manhã, para praticar um de seus hobbies, a fotografia. No topo do morro, Naruhito pediu uma Canon emprestada, virou de costas para os fotógrafos e apontou a máquina para o Cristo Redentor. Mas o céu estava nublado e o Cristo, encoberto. Em rápida conversa com jornalistas japoneses, ele disse que gostou do que viu. Depois, o príncipe seguiu para o Jardim Botânico.

Antes de conhecer o jardim japonês e plantar uma muda de ipê branco, Naruhito modificou a agenda prevista e percorreu o local em um carro elétrico, acompanhado do presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira. “Mostramos plantas brasileiras e ele ficou muito interessado na origem Real do Jardim Botânico, que completa 200 anos no centenário da imigração japonesa”, disse Vieira. Segundo ele, Naruhito ficou encantado com a vitória-régia e o pau-mulato (Calycophyllum spruceanum), árvore amazônica de crescimento lento, que pode atingir até 30 metros de altura, notável pelo tronco duro e retilíneo, revestido de casca fina, muito lisa e escorregadia.

A aparente tranqüilidade e descontração do príncipe destoava da tensão demonstrada pela comitiva de assessores, diplomatas e seguranças. A agenda, inicialmente cheia de restrições, exigências e prazos, foi revista várias vezes ao longo do dia.

Após um almoço oferecido pelo governador Sérgio Cabral Filho no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, o príncipe herdeiro seguiu para uma recepção no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro da cidade. Ele conversou com o ex-jogador Zico, que é considerado um ídolo no Japão, onde viveu por 15 anos, e artistas como Flávio Shiró, as cantoras Joyce, Ithamara Koorax e Fernanda Takai, e os compositores Paulo Jobim e Wagner Tiso.
Naruhito disse que sua mulher tem uma amiga japonesa que é cantora de bossa nova e elogiou a versão de Garota de Ipanema que ouvira na véspera, no Teatro Municipal, cantada por Joyce.. (AE)

No comments: