Saturday, January 2, 2010

Ithamara Koorax - "R7" interview

http://entretenimento.r7.com/agenda-cultural/agenda-cultural/noticias/ithamara-koorax-uma-melhores-cantoras-de-jazz-do-mundo-faz-temporada-no-rio-20100102.html

Agenda cultural publicado em 02/01/2010 às 08h00:
Ithamara Koorax, uma melhores cantoras de jazz do mundo, faz temporada no Rio
Cantora leva seu tributo a João Gilberto ao Bar do Tom durante os fins de semana de janeiro


Christina Fuscaldo, da Tambor
para R7, portal da Rádio e Televisão Record S/A
Foto: Cafi
Uma das artistas brasileiras de maior sucesso fora do país vai passar janeiro matando a saudade de casa. Ithamara Koorax aterrissa no Bar do Tom neste sábado (2) e domingo (3) e segue com temporada na casa até o dia 30 com shows sempre às sexta e aos sábados. Em entrevista exclusiva ao R7, a cantora fala da carreira, do reconhecimento internacional e da vontade de soltar a voz no Rio.

Apresentando o show Bim Bom World Tour, ela mescla canções do seu 12º álbum – um tributo a João Gilberto – com outras pérolas, como Human Nature (Michael Jackson), Got To Be Real (Cheryl Lynn) e Aviso Aos Navegantes (Lulu Santos).

“O padrão de qualidade é o mesmo, assim como minha entrega no palco. Faço cada show como se fosse o último. Esteja eu cantando em Londres, Paris, Gramado ou Ipatinga. Então, só canto músicas que eu gosto. E são muitas! No caso de Aviso aos Navegantes, que eu a-m-o, nunca cantei nem no exterior nem no Brasil. Mas certamente será mantida na parte internacional da Bim Bom World Tour”, revela.

De João Gilberto, Ithamara não leva ao palco apenas bossas novas, mas outros estilos presentes na discografia do mestre. O baião Undiú, a valsa Bebel, o bolero Hoba-Lá-Lá, o samba-canção Você Esteve Com Meu Bem? e o latin-jazz Acapulco estão no roteiro.

“Pela primeira vez, todas as composições do João estão reunidas em um disco. Conheci João Gilberto através de Canção do Amor Demais, de Elizeth Cardoso. Meus pais adoravam o disco e eu cresci ouvindo aquelas músicas. Conheço de cor todos os arranjos do Tom Jobim. Quando iniciei minha carreira, em 1990, Elizeth se tornou minha madrinha artística. Depois o Tom gravou comigo em 1994. E agora eu celebro meus 20 anos de carreira reverenciando o João! A ideia é antiga, apenas foi sendo atropelada por outros projetos. Mas tenho certeza que se concretizou na hora certa e com o parceiro certo, o guitarrista mineiro Juarez Moreira, que também sempre foi apaixonado pelo João. A prova de que acertamos na mosca é o fato do CD estar sendo aclamado nos EUA, na Europa e na Ásia”, comenta Ithamara.

Bim Bom ganhou resenhas com boas cotações no jornal New York Times, nas revistas JazzTimes, Cashbox e Billboard e no site All Music Guide. Em 2009 também, Koorax teve outro feito: foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, uma das três melhores cantoras de jazz do mundo pelos leitores das revistas DownBeat, Swing Journal e Jazz People - ao lado de Diana Krall e Cassandra Wilson.

“Estou muito feliz, claro! Amo meu país e adoro cantar no Rio, ainda mais nesta época de férias em que a cidade está repleta de turistas de outras cidades brasileiras. Em 2009, cantei no Rio durante todo o mês de janeiro. Comecei no Mistura Fina, lotadíssimo, com sessões extras, e continuei por mais três semanas de casa igualmente lotada no Bar do Tom. Em fevereiro, viajo para nova turnê na Europa, voltando ao Brasil apenas em abril, para shows em São Paulo, Brasília, Curitiba e outras cidades”, antecipa a cantora.

SERVIÇO
Endereço: Bar do Tom - Rua Adalberto Ferreira, 32, Leblon (21) 2274-4022
Horário: sábado e domingo (2 e 3), às 22h. Temporada até 30/01, com shows sextas e sábados.
Preço: R$ 60 a R$ 80

No comments: