Thursday, September 25, 2008

Choro, Cia. e Ithamara

Jornal "Monitor Campista"
25 de Setembro de 2008
Ano 175, Nº 259
Coluna "Wilson" de Wilson de Oliveira

Choro, Cia. e Ithamara

Seleto, seleto, superseleto, o último "Choro e Cia." acabou ganhando adesões de um mundo grandioso de pessoas de várias gerações, que estiveram na noite de terça-feira, no foyer do Teatro Trianon, para aplaudir uma noite gostosa. E o "Choro e Cia." chegou com a primavera. O conjunto Carinhoso arrebentou.

A convidada especial da noite veio a seguir, esta magnífica Ithamara Koorax, todos os prêmios deste país e que se consagrou com o tema de Vera Fischer ("Iluminada") na minissérie "Riacho Doce". Em 2002, Ithamara Koorax foi considerada pela revista americana Down Beat como a quarta melhor cantora de jazz do mundo. Na votação da DownBeat em 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007, Ithamara foi eleita com votação dos leitores entre as 5 melhores cantoras do mundo, recebendo similar votação em aclamação na Suiça, França, Inglaterra, Japão, Coréia, Suécia e Espanha. E pela 5ª vez a cantora está lado a lado de Diana Krall, Laura Fygi, Norah Jones, Dianne Reeves e Cassandra Wilson.

Uma loucura esta Ithamara, que mais uma vez fez sucesso na noite de Campos, ecoando maravilhas de Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle, Nonato Buzar, Dom Um Romão e no "mais um" cantou "Carinhoso" de Pixinguinha e convidou Alvinho (cantor do conjunto Carinhoso) a subir no palco, que, delirando, foi ovacionado. O último álbum de Ithamara foi "Brazilian Butterfly", da gravadora Irma, belíssimo...

Ithamara Koorax é uma cantora de jazz e bossa nova. E tenho dito. Nomes como Silvia Salgado, Gilberto Paes Rangel, Carlos Vazquez, Hermes (tenor querido), Pedrinho Rufino de Carvalho, Tetê Peixoto, Selma e Sadi Bogado, Neide Ambrósio, Regina e Lauro Santos, Maria Luiza e Ricardo Pholman, Terezinha e Vilmar Rangel (ela, belíssima), Elis Regina Nuffer e o maridão Zezinho Sisneiro, Luis Cláudio Carvalho Almeida, Maria Eucira e, naturalmente, Cristina Lima, presidente da Fundação Cultura Jornalista Oswaldo Lima, lá estavam de pé aplaudindo mais este êxito do projeto "Choro & Cia.". Brinde a todos!

Wilson de Oliveira

No comments: