Thursday, September 25, 2008

Diva do jazz hoje no Trianon

Jornal "Folha da Manhã"
(Campos dos Goytacazes)
Dia 23 de Setembro de 2008
Ano 31, número 232

Chamada na capa: "Jazz no Choro - Ithamara Koorax no Trianon hoje à noite"

Folha Dois - Capa:
"Diva do jazz hoje no Trianon"

O público que não perde as atrações mensais das terças-feiras, no Teatro Municipal Trianon, tem hoje mais um motivo para sair de casa. Considerada pela revista DownBeat - a "bíblia do jazz" - uma das melhores cantoras de jazz da atualidade, Ithamara Koorax é quem vai comandar o projeto Choro & Cia.

Embalada pelo melhor da música, o público terá acesso a canções que fazem sucesso em cerca de 20 países e que vêm recebendo inúmeras críticas positivas. No repertório, Ithamara valoriza os arranjos e instrumentistas, mantendo sempre um ambiente com belas intervenções instrumentais e solos. Nos seus discos, fica claro, pelo amplo espectro de estilo musical que, para a cantora, levar com graça e profissionalismo uma boa música é sempre possível.

Antes da atração principal, na abertura do evento, o show fica por conta dos residentes do projeto Conjunto Regional Carinhoso, que promete encantar com um repertório detalhadamente selecionado. Como uma opção a mais de desconstração, a noite contará também com o Intervalo Poético, uma apresentação de poesia com o poeta Antônio Fernando, acompanhado da voz de Maria Fernanda e a melodia da pianista Beth Rocha.

Nascida no Rio de Janeiro em 1965, Ithamara Koorax se tornou um dos nomes principais do pop-jazz brasileiro nos anos 90. A cantora vem de uma família de judeus poloneses que fugiu da Europa durante a Segunda Grande Guerra. Koorax era apenas uma criança quando começou a estudar música clássica. Mas, ao chegar na maioridade, percebeu que a fusão da MPB com o jazz seria o seu foco. Entre as vocalistas que ela admira estão Flora Purim e Elis Regina na música brasileira e Shirley Horn, Ella Fitzgerald e Carmen McRae no jazz. (A.N.)

Foto: Cafi

No comments: