Wednesday, September 24, 2008

O jazz de Ithamara Koorax no Trianon

Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes
O jazz de Ithamara Koorax no Trianon. Por Rogério Soares Foto: Divulgação Seria um pouco clichê dizer que é a música dos músicos, mas seria sensato afirmar ...www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=15791 - 33k


O jazz de Ithamara Koorax no Trianon
Por Rogério Soares
Foto: Divulgação (Cafi)
Seria um pouco clichê dizer que é a música dos músicos, mas seria sensato afirmar que é a música da alma: o Jazz. É com muito estilo que no próximo dia 23 (terça-feira), o projeto Choro e Cia recebe a toda poderosa do jazz, Ithamara Koorax. A cantora se apresentará no Foyer do Teatro Trianon, às 20h. A diva é conhecida internacionalmente e já figurou em revistas especializadas na área, sendo considerada em 2002 a quarta melhor cantora de jazz do mundo.

A abertura se dará pelos residentes do projeto o Conjunto Regional Carinhoso que dentre os clássicos de seu repertório executará “O mundo é um Moinho” de Cartola e a homônima e não menos importante “Carinhoso”. Esta última, muitos não sabem, é um choro composto em uma parceria entre Pixinguinha e João de Barro.

O projeto tem superlotado o Teatro Trianon e, segundo o coordenador do projeto, Jerson Ribeiro, o Choro e Cia segue com sucesso absoluto. “Eu sou meio suspeito para falar, mas tem sido sensacional a resposta do público ao projeto”, conta orgulhoso. Jerson reforça que os interessados devem chegar ao local com uma certa antecedência para que possam pegar melhores lugares e não provocar tumulto próximo a hora da apresentação. “Os shows são muito pontuais”, frisou.

O projeto contará também com o Intervalo Poético, uma apresentação do poeta Antônio Roberto Fernandes e na área musical da Cantora Maria Fernanda em um duo com a pianista Beth Rocha. Estas apresentarão dois clássicos a “Baquiana Nº 5”, de Heitor Villa Lobos, e “Smoke get in your eyes”, de Jerome Kern e Otto Harbach.

Sobre a cantora – Em 1994, ganhou o prêmio Sharp na categoria “Revelação MPB”, com o disco “Ao Vivo”. Cantou ao lado de Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Marcos Valle. Conhecida por sua belíssima voz, Koorax é considerada em 2002, pela revista estadunidense DownBeat, a “bíblia” do jazz, como a quarta melhor cantora de jazz do mundo.

Sendo eleita entre as melhores cantoras da cena jazzística pela votação dos leitores da Dawn Beat nos anos 2000, 2002, 2004, 2005 e 2006, recebendo similar aclamação em revistas da Inglaterra (Jazz Journal), França (Jazz Hot), Japão (Swing Journal), Korea (Jazz People) e Suíça (Jazz'n 'More). Ithamara teve seu último CD, Love Dance escolhido na votação anual da revista DownBeat como um dos 5 melhores discos de 2003.

Sua discografia conta com mais de 60 títulos, incluindo projetos especiais, songbooks, compilações, trilhas sonoras para cinema e TV, e várias canções para novelas da Rede Globo como “Celebridade” (“Absolute Lee”, tema inédito de Tom Jobim), “Estrela Guia” (tema da personagem principal, “Cristal”, representada pela cantora Sandy), “Fera Ferida”, “Cara & Coroa”, “Renascer”, “Pedra Sobre Pedra” e “Araponga”.

O mais recente filme do diretor Silvio Tendler, "Glauber, O Filme - Labirinto do Brasil", para o qual gravou a trilha sonora com músicas de Villa-Lobos em arranjos do maestro Eduardo Camenietzki, foi lançado no Brasil em março de 2004, e apresentado em seguida na mostra oficial do Festival de Cinema de Cannes. Em junho, estreou em NY, no Film Forum (209 W. Houston St., west of 6th Ave.), sob o título "Glauber, the Movie - Labyrinth of Brazil".

Atualizado por Paulo Thomaz em 16/09/2008 - 16:11

No comments: