Wednesday, September 24, 2008

Jazzista Ithamara Koorax no Choro & Cia.

CamposRJ.com
Ithamara Koorax iniciou a carreira de cantora tendo como madrinha Elizeth Cardoso, .... número suficiente para lotar o Teatro Municipal Trianon. ...www.camposrj.com/note/exibe.php - 58k - Em cache - Páginas Semelhantes
http://74.125.45.104/search?q=cache:KojVQtXhCXsJ:www.camposrj.com/note/exibe.php+%22koorax%22+%2B+%22trianon%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=9&gl=br

Jazzista Ithamara Koorax no Choro & Cia

Puro jazz. O ritmo dos grandes músicos vai tomar conta da noite do dia 23 de setembro, no projeto Choro & Cia, promovido pela Fundação Teatro Municipal Trianon. O palco do foyer do teatro foi escolhido como cenário para receber a estrela jazzista brasileira mundialmente consagrada, Ithamara Koorax, uma das mais belas vozes do mundo quando se fala em Jazz. Como de costume a abertura da noite ficará por conta do Conjunto Regional Carinhoso. Sempre com entrada franca.

Ithamara Koorax iniciou a carreira de cantora tendo como madrinha Elizeth Cardoso, no final da década de 80. Por influência da mãe, cantora lírica, Ithamara se apaixonou pelo piano aos 5 anos. Começou a cantar profissionalmente aos 18. No primeiro ano de carreira profissional recebeu no Brasil o prêmio de “cantora revelação” de 1990, concedida pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Depois de dois anos fazendo jingles e backing vocals, gravou sua primeira música, “Iluminada”, que virou tema de Vera Fischer na minissérie Riacho Doce (1990). Foi o suficiente para impressionar um empresário japonês, que no ano seguinte a levou para uma turnê de 15 dias no Japão, a primeira de muitas.

Sobre a cantora – Em 1994, ganhou o prêmio Sharp na categoria “Revelação MPB”, com o disco “Ao Vivo”. Cantou ao lado de Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Marcos Valle. Conhecida por sua belíssima voz, Koorax é considerada em 2002, pela revista estadunidense DownBeat, a “bíblia” do jazz, como a quarta melhor cantora de jazz do mundo. Sendo eleita entre as melhores cantoras da cena jazzística pela votação dos leitores da Dawn Beat nos anos 2000, 2002, 2004, 2005 e 2006, recebendo similar aclamação em revistas da Inglaterra (Jazz Journal), França (Jazz Hot), Japão (Swing Journal), Korea (Jazz People) e Suíça (Jazz 'n' More). Ithamara teve seu último CD, Love Dance escolhido na votação anual da revista DownBeat como um dos 5 melhores discos de 2003.

A cantora niteroiense deu seu primeiro passo nos EUA, lançando o álbum “Serenade in Blues – My Favorite Songs” pela gravadora JRS/Milestone, especializada em jazz. Sua discografia conta com mais de 60 títulos, incluindo projetos especiais, songbooks, compilações, trilhas sonoras para cinema e TV, e várias canções para novelas da Rede Globo como “Celebridade” (“Absolute Lee”, tema inédito de Tom Jobim), “Estrela Guia” (tema da personagem principal, “Cristal”, representada pela cantora Sandy), “Fera Ferida”, “Cara & Coroa”, “Renascer”, “Pedra Sobre Pedra” e “Araponga”.

O mais recente filme do diretor Silvio Tendler, \"Glauber, O Filme - Labirinto do Brasil\", para o qual gravou a trilha sonora com músicas de Villa-Lobos em arranjos do maestro Eduardo Camenietzki, foi lançado no Brasil em março de 2004, e apresentado em seguida na mostra oficial do Festival de Cinema de Cannes. Em junho, estreou em NY, no Film Forum (209 W. Houston St., west of 6th Ave.), sob o título "Glauber, the Movie - Labyrinth of Brazil."

Prefeitura de Campos - Por Maria Fernanda

No comments: