Wednesday, September 24, 2008

Ithamara Koorax de volta a Campos

Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes
24 Set 2008 ... Choro & Cia lota o Trianon. Por Elis Regina Nuffer Foto:Hugo Prates. Ithamara Koorax se apresentou na noite de ontem no foyer do ...www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=15873 - 34k -

http://74.125.45.104/search?q=cache:NkhcCMhAGy4J:www.campos.rj.gov.br/noticia.php%3Fid%3D15873+%22koorax%22+%2B+%22trianon%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br

Choro & Cia lota o Trianon
Por Elis Regina Nuffer
Foto:Hugo Prates

Ithamara Koorax se apresentou na noite de ontem no Teatro Municipal Trianon
O foyer do Teatro Municipal Trianon ficou lotado, sem um lugar às mesas e sofás, e muitas pessoas tiveram de assistir aos shows no segundo piso. Ninguém quis perder um detalhe do projeto Choro & Cia desta terça-feira (dia 23), que levou ao palco Ithamara Koorax, considerada a quarta melhor cantora de jazz do mundo pela revista estadunidense Down Beat, que é a bíblia do jazz.

O próximo recital Choro & Cia já está marcado: 28 de outubro, com O Duo com Daniela Spielmann (sax, flauta e clarinete) e Marcello Gonçalves (violão sete cordas), diretor musical do longa-metragem “Brasileirinho”, do finlandês Mika Kaurismäki. O projeto acontece todo mês na última terça-feira, no foyer do Trianon, às 20h.

A abertura é sempre por conta do espetáculo com o conjunto regional Carinhoso. Nesta terça-feira foi seguido da apresentação especial de Maria Fernanda (voz). Entre um show e outro, o Intervalo Poético com o poeta Antônio Roberto Fernandes, quando a platéia fez-se em completo silêncio para não perder nenhum verso.

Como sempre, o show começou pontualmente às 20h e o público aplaudiu do início ao fim, cantando junto com os artistas trechos de várias canções. A atração mais esperada da noite entrou no palco às 21h10, vestida toda de preto e com um sobretudo no mesmo tom, que tirou logo após a primeira música, dando-lhe mais versatilidade.

Ithamara Koorax fez caras e bocas no palco, valorizando arranjos e instrumentistas e prendendo a atenção de um por um que a assistia. Cantou seus muitos sucessos e fez o público reviver Riacho Doce, da Globo, quando cantou “Iluminada”, de 1990, tema da personagem vivida por Vera Fisher. Também encantou quando levou “O Bêbado e o Equilibrista”. O repertório contou com destaques da discografia da cantora que tem 21 álbuns lançados.

Nascida no Rio de Janeiro em 1965, Ithamara Koorax se tornou um dos nomes principais do pop-jazz brasileiro nos anos 90. A cantora vem de uma família de judeus poloneses que fugiu da Europa durante a Segunda Grande Guerra. Koorax era apenas uma criança quando começou a estudar música clássica. Mas, ao chegar à maioridade, percebeu que a fusão da MPB com o jazz seria o seu foco. Entre as vocalistas que ela admirava estão Flora Purim e Elis Regina na música brasileira e Shirley Horn, Ella Fitzgerald e Carmen McRae no jazz.

Carinhoso - De tão bem tocados, os instrumentos nas mãos de cada um dos componentes do conjunto regional Carinhoso pareciam conversar com o público em particular, cada um da sua forma. Quase que o som perfeito fazia vibrar as escadarias e toda a estrutura do foyer, dando um ar mais especial ao charmoso espaço, que já é uma atração em si, com o público descontraído podendo saborear bebidas e lanches às mesas enquanto assiste ao show.

Como 2008 é o ano de centenário do mestre Cartola, o conjunto apresentou duas canções do imortal que foram as mais aplaudidas: “O Mundo é um Moinho” e “As Rosas Não Falam”.

Seus componentes: Adaury Pereira de Mendonça (acordeon), Getúlio Pereira Gomes (bandolim), Fábio Cardoso (cavaquinho), José Maria Viana (violão seis cordas), Ylderci da Silva (violão sete cordas), Aderval Gomes, o Valzinho (pandeiro) e Alvinho (voz) – encerraram o espetáculo com a instrumental “Sonoroso”, de K-Ximbinho.

Na abertura, o conjunto foi de “Carinhoso”, do grande Pixinguinha e João de Barro. Depois apresentou os sucessos “Humoresque”, de Dvorak; “Carioquinha”, de Waldir Azevedo; “Concordiando”, de Rossine Ferreira; e “Granada”, de Agustin Lara.

Atualizado por Elenice Costa em 24/09/2008 - 10:52

No comments: